Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



As utopias feministas da Terra Oca

por Flávio Gonçalves, em 27.03.20

Herland.png

Uma vez que nos vimos forçados ao exílio do lar nesta era de Apocalipse Gripal, optamos por finalmente dar um certo avanço a duas obras que temos vindo muito lentamente a traduzir desde 2018, uma delas sendo Herland da autoria de Charlotte Perkins Gilman – projecto que abandonamos por completo anteontem uma vez que um dos leitores das nossas redes sociais nos alertou de que há meros seis meses a editora Sibila Publicações (fundada em 2017 por Inês Pedrosa) publicou no mercado português uma tradução da autoria de Clara Pinto Correia (pode ler as primeiras 25 páginas aqui em .pdf)  sob o título de Terra Delas, e já encomendamos um exemplar para posterior resenha.

Constatando que se torna desnecessária tamanha tarefa, iremos agora dedicar o nosso tempo a traduzir uma de três outras obras que, pasme-se, descrevem também utopias feministas sendo que duas delas também ocorrem na mítica Terra Oca (NEQUA or The Problem of the Ages por Jack Adams, pseudónimo da autora que se manteve anónima, e Mizora: A Prophecy por Mary Bradley Lane) enquanto que a terceira decorre no terreno mais realista da Irlanda (New Amazonia por Elizabeth Burgoyne Corbett). Muitas mais existem, as utopias feministas foram um género muito explorado no século XIX, inclusivamente por autores do sexo masculino, e agora começam a ser republicadas em língua inglesa e até traduzidas em língua portuguesa.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 07:00


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Flávio Gonçalves

Crítico dito literário "cadastrado" junto de várias editoras desde 2010, tradutor, revisor e editor nos tempos livres. Actualmente resenho livros e entrevisto autores na edição portuguesa do Pravda.ru dando preferência a obras de não ficção, ficção científica, banda desenhada e ficção especulativa. Escrevo sobre política no Autarcias. #livrosamesa

Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Endereço Postal

Apartado 6019, EC Bairro Novo, 2701-801 Amadora

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Livrosfera

Livrarias

Editoras

Favoritas

Publicações

Autores

Pertinentes

Blogosfera


Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D