Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



"Os Três Irmãos Que Nunca Dormiam" - Giuseppe Plazzi

por Flávio Gonçalves, em 26.03.20

OsTresIrmaos.jpg

A Elsinore lançou este mês Os Três Irmãos Que Nunca Dormiam de Giuseppe Plazzi, autor até à data inédito em língua portuguesa, o título completo sendo Os Três Irmãos Que Nunca Dormiam e Outras Histórias de Distúrbios de Sono e cuja sinopse, que reproduzimos abaixo, muitos nos interessou - mais não fosse pelo pormenor de durante uma boa temporada da nossa vida termos trabalhado por turnos, estando inclusivamente mais de longos anos a tempo inteiro num turno nocturno que muitas sequelas nos deixou.

Tendo testemunhado em primeira mão como várias maleitas relacionadas com o sono afectaram imensos colegas que fomos conhecendo ao longo dos anos, alguns atingindo pontos de exaustão tal que os fizeram sucumbir a esgotamentos nervosos e atingir o limiar da loucura, foi com reconhecido prazer que vimos editar por cá, tanto que excepcionalmente até estamos a divulgar uma obra que ainda nem lemos.

Giuseppe Plazzi é professor de Neurologia na Universidade de Bolonha, onde dirige o Centro para o Estudo e Cura dos Distúrbios de Sono e também de presidente da Associação Italiana de Medicina do Sono.

Sinopse

O que é o sono? Envolto em mistério durante séculos, acreditou-se ser uma dimensão passiva das nossas vidas, o resultado da exaustão das funções diárias do nosso corpo. Embora ainda distantes de um conhecimento completo dos mecanismos que o regulam, sabemos hoje que, ao invés, é um dos pilares mais importantes da experiência humana: mantém-nos saudáveis, organiza as nossas ideias e prepara-nos, através do sonho ou do pesadelo, para a realidade que devemos enfrentar.

Nos últimos quarenta anos, o progresso das neurociências permitiu as primeiras classificações dos distúrbios que afligem o nosso sono, possibilitando a cura dos nossos mais terríveis pesadelos.

À semelhança de Oliver Sacks, o neurologista Giuseppe Plazzi recorre a casos clínicos observados ao longo da sua carreira e conduz o leitor numa viagem surpreendente à vida noturna do nosso cérebro, explicando o que são a narcolepsia ou «paralisia do sono», a sexsónia ou o sonambulismo, revelando ainda dimensões inesperadas de distúrbios que todos nós julgamos conhecer, como a insónia. As páginas de Plazzi, por vezes divertidas, por vezes desconcertantes, abrem as portas de um mundo oculto onde o leitor se poderá reconhecer.

Ficha Técnica

Editora: Elsinore
Coleção: Mundo Contemporâneo
Encadernação: Capa mole
Páginas: 240
Preço: 17,69€ (Wook)
ISBN: 9789896687168

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:23



Mais sobre mim

foto do autor


Flávio Gonçalves

Crítico dito literário "cadastrado" junto de várias editoras desde 2010, tradutor, revisor e editor nos tempos livres. Actualmente resenho livros e entrevisto autores na edição portuguesa do Pravda.ru dando preferência a obras de não ficção, ficção científica, banda desenhada e ficção especulativa. Escrevo sobre política no Autarcias. #livrosamesa

Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Endereço Postal

Apartado 6019, EC Bairro Novo, 2701-801 Amadora

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Livrosfera

Livrarias

Editoras

Favoritas

Publicações

Autores

Pertinentes

Blogosfera


Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D