Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Selma Lagerlöf, os primeiros anos

por Flávio Gonçalves, em 05.04.20

Com o lançamento da nova edição de "A Maravilhosa Viagem de Nils Holgersson Através da Suécia" da autoria de Selma Lagerlöf pela Sextante Editora numa atractiva edição em capa dura que inclui as ilustrações originais de Bertil Lybeck, decidimos dedicar algumas entradas aqui no blogue à autora. Optamos por fazer o mais básico: pesquisar o que está disponível sobre a autora e dá-lo a conhecer ao público português e, o mais chocante, é que descobrimos que Selma Lagerlöf nem foi alvo de uma entrada decente na Wikipédia de língua portuguesa, pelo que estamos a colmatar essa falha.

Os primeiros anos

Nascida em Mårbacka a 20 de novembro de 1858,  na província sueca de Värmland onde viria a falecer a 16 de março de 1940, filha de Erik Gustaf Lagerlöf, tenente do Real Regimento de Värmland, e de Louise Wallroth Lagerlöf - cujo pai era um homem de negócios bem sucedido e proprietário de uma fundição metalúrgica. Selma foi o quinto filho de um total de seis, tendo nascido com um defeito na anca.

A sua biografia constanta que era uma criança calma, com um semblante mais sério do que seria normal para a sua idade, embora só tenho conseguido publicar as suas primeiras obras já tendo atingido a maioridade Selma já escrevia poesia nos seus tempos de escola. Quando estava a crescer a sua avó contava-lhe frequentemente contos de fadas e lendas tradicionais suecas, o que nitidamente terá influenciado a sua escrita.

Sendo de uma família abastada, Selma e os seus irmãos foram educados em casa com um tutor, tendo aprendido inglês e francês. Em 1884 devido a doença paterna tiveram que vender a casa de família em Mårbacka, Selma Lagerlöf acabaria por recomprar a propriedade da família com o dinheiro do Nobel da Literatura, tendo residido na mesma até à sua morte em 1940.

Foto: a jovem Selma Lagerlöf

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:07



Mais sobre mim

foto do autor


Flávio Gonçalves

Crítico dito literário "cadastrado" junto de várias editoras desde 2010, tradutor, revisor e editor nos tempos livres. Actualmente resenho livros e entrevisto autores na edição portuguesa do Pravda.ru dando preferência a obras de não ficção, ficção científica, banda desenhada e ficção especulativa. Escrevo sobre política no Autarcias. #livrosamesa

Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Endereço Postal

Apartado 6019, EC Bairro Novo, 2701-801 Amadora

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Livrosfera

Livrarias

Editoras

Favoritas

Publicações

Autores

Pertinentes

Blogosfera


Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D